---
Ensino Médio
Conexão entre conteúdo teórico e situações práticas do cotidiano a partir dos trabalhos experimentais produzidos pelos estudantes da 1ª, 2ª e 3ª Série.
Dia 27 de junho, sábado, no Ginásio e Laboratórios do Santa Dorotéia
A Feira de Ciências é um estímulo ao interesse pelo método científico e pela pesquisa, promovendo o pensamento crítico, o domínio da aprendizagem e a criatividade, a partir das habilidades de trabalho em equipe, oratória e organização.
Estruturado com base nas disciplinas de Física, Química e Biologia, esse evento de cunho acadêmico será a culminância de um processo desenvolvido durante os meses de abril, maio e junho, em tarefas diversificadas, como definição do experimento, levantamento de dados e materiais necessários, prototipagem, testagem, entre outras.
Programação
MOMENTO RESTRITO AOS ESTUDANTES. Atenção! Acesso ao Colégio mediante identificação obrigatória pela biometria facial.
8h às 9h:
Montagem dos experimentos;
9h às 10h30:
Avaliação da banca examinadora;
—
ABERTURA AOS FAMILIARES E CONVIDADOS
10h às 11h30:
Apresentação dos experimentos às famílias e convidados. Para o acesso ao Colégio é necessária a retirada de ingresso gratuito no Sympla.
Banca Examinadora
A Banca Examinadora, composta por docentes da Instituição, vai avaliar e pontuar o desempenho dos estudantes conforme os critérios das disciplinas envolvidas.
A Feira de Ciências terá o valor total de 9 pontos.
Experimentos
Os trabalhos dos estudantes contemplam as áreas de Biologia, Química e Física para apresentar ensaios diversos, muitos deles presentes no dia a dia das pessoas. Dentre eles, destacam-se:
- Fluido não newtoniano;
- Bateria de limão;
- Formação de chuva ácida;
- DNA do morango;
- Ecossistema autosustentável;
- Vulcão de bicarbonato de cálcio;
- Carrinho movido à água;
- Propagação de vírus em copo contaminado;
- Câmara aerodinâmica;
- Gaiola de Faraday;
- Seleção natural de Darwin;
- Holograma 3D;
- Labirinto elétrico;
E muitos outros!