Proposta Educacional
Educação Evangelizadora
A Congregação das Irmãs Doroteias caracteriza-se, essencialmente, pelo compromisso com o ideal missionário de sua fundadora, Santa Paula Frassinetti, que escolheu contribuir para a Educação das crianças e dos jovens visando à construção de uma sociedade justa e humana, expressão autêntica da grande família de Deus.
“Pela nossa vocação na Igreja, somos chamadas a evangelizar por intermédio da Educação, com preferência pela juventude e pelos mais pobres.” (Const. 1986 n.26)
Paula Frassinetti centralizou sua espiritualidade e o seu princípio educativo na pessoa de Jesus Cristo. Isto é, em uma escola doroteana, a pessoa de Jesus é sempre a melhor referência de ser humano a ser formado.
No artigo 26 das Constituições da Congregação, é delineado que “Educar, para nós, significa deixar-nos possuir pela Pedagogia do Evangelho, que leva o homem a descobrir que é amado por Deus, a acreditar nesse amor e a crescer como pessoa até a plenitude da maturidade em Cristo. ”
Com base na Pedagogia do Evangelho, Paula fundamentou sua intuição pedagógica e propôs a Via do Coração e do Amor como a melhor forma de educar e evangelizar as crianças e os jovens. Dessa maneira, o Colégio Santa Dorotéia esmera-se na formação integral, promovendo a inteligência, a vontade, a afetividade, a criatividade, a relação com a natureza, a solidariedade, a cidadania, a vida de fé, o discernimento vocacional e a capacidade humana de se colocar a serviço, sendo dom de Deus para o mundo.